Navigation Menu+

Fala, Pedreira!

por

Poucos dias após o lançamento da revista Marimbondo, recebemos um e-mail de Filipe Thales. Além de elogios à publicação, um grifo ao fato de ela trazer – junto às demais – uma matéria* sobre a intensa vivência artístico-cultural nas ruas da Pedreira Prado Lopes (PPL). Ao final do email, ele escreveu: “Também somos Marimbondos”.

Filipe mora na Lagoinha, região Noroeste de BH, bairro vizinho à PPL. Publicitário autodidata, dedica parte do seu tempo como voluntário na Associação Cultural Comunitária e Jornalística Fala Pedreira. É ela quem produz o Fala Pedreira, jornal impresso feito pelos e para os moradores, e distribuído gratuitamente pela ruas, becos e vielas da PPL desde 1996. Na definição do próprio veículo:

“É um instrumento de comunicação democrático, alternativo e independente que atua na Comunidade da Pedreira Prado Lopes (…) Nosso principal objetivo é fazer um contraponto à mídia oficial, que retrata a localidade com um lugar de violência, carência e caos.”

Não é de hoje que BH e tantas outras cidades contam com mídias alternativas. Mas, especialmente nos últimos dias, em que milhares de pessoas foram às ruas se juntar aos que lá nunca deixaram de estar, a produção e compartilhamento de informação de forma independente têm conquistado novos territórios. Mais visibilidade, legitimidade e reconhecimento.

Seja em suportes analógicos ou digitais, por meio de texto, fotografia ou vídeo, esses veículos oferecem outros olhares ou mesmo preenchem uma lacuna deixada pela mídia de massa. Sua potência está também em possibilitar que outras histórias sejam contadas. E que a História, portanto, tenha outras escritas.

Abaixo, o documentário Fala Pedreira – O Filme do Jornal, que registra sua produção e distribuição. Ele tem assistência de direção de Filipe Thales.

 

*A matéria Apenas diferente pode ser lida aqui, de autoria do jornalista e historiador Valdir Ramalho, nascido e criado na PPL.

Carol Macedo Carol Macedo (5 Posts)

Jornalista, editora da revista Marimbondo e do site Mais Marimbondo, e sócia-fundadora da Canal C | Comunicação e Cultura.


Pinterest

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /home/storage/e/a6/6c/revistamarimbondo/public_html/mais/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273